terça-feira, 23 de setembro de 2008

Concurso do Senado - Parte IV
Direitos e deveres dos designers

Tenho recebido alguns emails com relação ao concurso do senado. Alguns poucos contra como de costume, mas a maioria a favor da minha posição. Como eu meio que me cansei de me esgoelar e não ser ouvida, resolvi publicar aqui então um email recebido na lista design-unb, vindo do colega Marcelo Campos. Ele fala claramente da posição que podemos e devemos tomar numa situação como esta.
_____________________________________

Lista - Design-unb - 22/09/2008
Enviado por: "marcelo campos"

Seg, 22 de Set de 2008 8:10 pm

Prezada 1ª Secretária da Adegraf
Maria Maximina Tavares Rodrigues,

li a sua mensagem e concordo que todos os alunos e profissionais de Design (Desenho Industrial) com habilitação em Programação Visual devem acessar a página do Ministério Público (MP) para fazerem a suas reclamações. É importante que sejam seguidas rigorosamente as instruções de preenchimento para que o MP aceite cada reclamação como válida.

No entanto, creio que esta é apenas uma das atitudes que devem ser tomadas. Especialmente no caso da Adegraf, mas também pelos alunos e profissionais. Devemos ingressar com Mandados de Segurança pedindo para que as vagas referentes ao cargo descrito sejam abertas também para nível superior com diploma de Desenho Industrial (ou Design) com habilitação em PV e que seja republicado o edital.
O fato de a profissão não ser regulamentada não impede que o Ministério da Educação reconheça - oficialmente - os diplomas de nossa área de formação. Além disso, são várias as instituições federais que oferecem o curso. Portanto, temos o direito líquido e certo de disputarmos as vagas em igualdade de condições com aqueles formados em Comunicação Social com habilitação e Publicidade e Propaganda.

As atividades a serem desenvolvidas são realizadas no mercado de trabalho por profissionais das duas áreas de formação, portanto, não podemos ser tolhidos em nosso direito.

Peço então que esta Associação, por meio de sua assessoria jurídica, impetre o mandado e forneça orientação aos alunos, profissionais, professores e coordenadores dos cursos para que sejam várias as ações com o objetivo de garantir o nosso espaço também no serviço público brasileiro.

Sugiro ainda que esta Associação entre em contato com a ADG - São Paulo e outras associações e instituições de ensino, porque só assim poderemos garantir o reconhecimento à nossa profissão e o devido espaço no mercado de trabalho, especialmente no serviço público.
Atenciosamente,

Marcelo de Faria Campos
Formado em Desenho Industrial na UnB, com habilitação em PV e PP.

Aos alunos e integrantes desta lista sugiro AÇÃO! Procurem a Adegraf e outras formas de orientação jurídica e se informem sobre os meios legais para defender o espaço profissional que devemos e merecemos ocupar.
________________________

E tenho dito!

Um comentário:

Luana Wernik disse...

E sabe do que mais? Quando tentamos defender um direito que é nosso, como cidadãos, somos vistos como estivadores ou sofredores de "coitadismo" individual. O que, claramente nao aconteceria se nos organizássemos em prol de objetivos comuns.