quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Missão Spore

A missão se inicia assim: o cara tem que criar seres unicelulares, desenvolvê-los até tornarem-se criaturas com consciência. Então, ganha um novo elemento estratégico, exigindo o controle de grupos de seres para garantir sua sobrevivência . A seguir, vem o desenvolvimento de novas tecnologias e realizando o urbanismo dessa civilização. Quando a raça finalmente descobre as viagens galáticas, sua missão ganha uma nova dimensão, permitindo que os seres se espalhem pelo universo.

Algo familiar? Talvez Hollywood? Bruce Willis no papel principal? Nada disso. Há muita coisa familiar sim, mas não vem do cinema e sim do bom e velho video-game, ou melhor, PC Game. Lançado há pouco mais de um mês (05/09/08), o jogo Spore para PC e Mac já é um fenômeno demonstrado nos números:
* Um milhão de cópias vendidas
* 27 milhões de criaturas cadastradas na Sporepedia (banco de dados online que armazena todos os seres "inventados" para o jogo)
Ora, também pudera... o jogo foi desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright (criador de Sim City e The Sims) e distribuido pela Electronic Arts (EA Games, a mesma do Tomb Raider e todos os sims). Além disso, demorou 7 anos para ficar pronto. Usando uma tecnologia totalmente criada para o simulador, "Spore" permite que as criaturas de diferentes jogadores sejam diferentes das de outras pessoas - desde sua aparência até seus comportamentos. Segundo os criadores, a facilidade em controlar sua espécie, desde um organismo unicelular a um Império Galáctico, impressiona por não ser enjoativa, pois a diversidade de opções, e as escolhas que devem ser feitas, dificilmente farão você repetir muitas vezes o mesmo movimento. Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas, jogabilidades diferentes entre si e mecânicas parecidas com outros jogos e farão você lembrar muito deles:
* Estágio de Célula baseia-se em Pac-Man e flOw
* Estágio de Criatura baseia-se em Grand Theft Auto (pelo estilo Free Action)
* Estágio Tribal baseia-se em Populous
* Estágio de Civilização baseia-se em SimCity e Civilization
* Estágio Espacial baseia-se em Sins of a Solar Empire e Starcraft
* Sem contar as missões, que lembram muito o Age of Empires.
Ok, os criadores arrocharam no sistema antipirataria - e até estão sendo processados por isso, pelo fato de o programa ser irremovível do sistema. Mas com isso só conseguiram mais um número fabuloso: o de "game mais pirateado da história". Agora pegue a pipoca, assista ao trailer e fique com mais vontade ainda de jogar. Seeya!

Site oficial do jogo no Brasil: http://eu.spore.com

Nenhum comentário: