segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A vingança do nerd
Bill Gates gasta US$ 300 milhões para provar ao mundo que ser descolado não é tudo


Abaixo transcrevo um artigo bem interessante, recebido em uma nerd lista que participo.
Estão aí 2 caras que eu admiro, Gates e
Jobs (representado pelo comediante Seinfield na foto acima). Cada um a sua maneira, soube se posicionar e conquistar seu mercado, e embora isso cause um pouco de espanto, eles tem muito em comum. Quem assistiu ao filme "Piratas do Vale do Silício" sabe bem do que estou falando. Para quem não assistiu fica aqui a dica. Excelente filme que desmitifica nerds e descolados, colocando em cheque a visão pré-concebida da indústria da informática e dos protagonistas desta revolução.

***Agora repita comigo: lambda, lambda, lambda.

_________________________

A vingança do nerd

Bill Gates gasta US$ 300 milhões para provar ao mundo que ser descolado não é tudo
Por Bruno Garratoni

Se você "é" um Macintosh, é uma pessoa bonita, descolada, popular. Se "é" um pc, o oposto: um nerd de meia-idade, atrapalhado e gordinho. Desde 2006, a Apple tem gasto uma fortuna em comerciais de televisão para martelar essa mensagem na cabeça das pessoas. Deu certo (a empresa virou a 3ª maior fabricante de computadores dos EUA), mas provocou uma reação.

Ofendidíssimo com as propagandas, Bill Gates decidiu investir US$ 300 milhões numa campanha para afirmar o contrário: as pessoas comuns, que usam Windows, também são legais. "Eu sou um pc, e eu uso óculos", diz o orgulhoso Gates na propaganda, que está passando na TV americana e pode ser vista na internet. "Eu sou um pc, e não sou descolado", completa um cientista inglês. O anúncio também mostra um biólogo, uma estilista, um professor e um piloto de avião, todos declarando amor ao pc. A campanha é uma tentativa de recuperar o prestígio da Microsoft, arranhado pelos defeitos do Windows Vista e por algumas propagandas malsucedidas. Numa delas, um grupo de consumidores testa o "Mojave", o novo sistema operacional da Microsoft. Eles se derretem em elogios, até descobrir que tudo não passa de uma pegadinha: o tal "Mojave" era apenas o Windows Vista disfarçado. A Microsoft foi acusada de mentir e enganar os consumidores, e tentou consertar isso chamando o humorista Jerry Seinfeld para fazer uma série de comerciais com Bill Gates. Os vídeos ficaram tão bizarros e incompreensíveis que acabaram tirados do ar.

Corações e mentes
Os melhores vídeos da guerra entre Apple X Microsoft

Seus problemas acabaram! (1985)
"Quanto você pagaria por isto? Não responda ainda!" No melhor estilo dos programas de televendas, Steve Ballmer (presidente da Microsoft) apresenta o Windows ao mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=tGvHNNOLnCk

O banqueiro (1985)
A Apple nem sempre foi descolada. Nos anos 80, a empresa convocou um meganerd para fazer sua propaganda: o economista Allan Greenspan, que viria a se tornar presidente do Banco Central dos EUA:

http://www.youtube.com/watch?v=Bo8B-s5KQfM

Pense diferente (1997)
John Lennon, Martin Luther King, Einstein, Gandhi, Bob Dylan, Picasso, Alfred Hitchcock, Muhammad Ali... a volta de Steve Jobs ao comando da Apple é celebrada com uma homenagem aos gênios do século 20:

http://www.youtube.com/watch?v=USn5t5nQWU8

Bye-bye, gates (2008)
O nerd mais rico do mundo se aposenta da Microsoft e começa a procurar o que fazer. Ele tenta virar jornalista, músico, roteirista de cinema e até candidato a presidente dos EUA. O resultado é hilário.

http://www.youtube.com/watch?v=G4kkUgCFgNg

Nenhum comentário: