domingo, 4 de julho de 2010

Favela Painting


A dupla holandesa Haas&Hahn criou o projeto Favela Painting para tentar transformar as favelas do Rio de Janeiro em monumentos visuais essenciais ao Rio e, assim, melhorar as condições de vida dos moradores, trazendo orgulho e alegria ao mesmo tempo em que expõe a situação deplorável em que vivem. E não é que eles conseguiram?


O projeto começou em 2006, na Vila Cruzeiro. Junto com os moradores, que são treinados para desenvolver o trabalho com perfeição, transformaram o morro num gigantesco rio de carpas. A repercussão foi mundial e deu possibilidade de expansão do projeto.

A segunda ação da dupla foi no Morro Santa Marta, onde transformaram com muita cor a praça central e a quadra da escola de samba. Atualmente estão captando fundos para voltar ao Rio este ano e continuar o projeto por toda a favela. Você também pode contribuir, acessando os sites abaixo e divulgando essa idéia. No site oficial há vários vídeos making off, bastante interessantes.


Sobre a Fundação Firmeza
Favela painting é um projeto da fundação firmeza. A Fundação Firmeza cria trabalhos de arte impressionantes em lugares onde pessoas estão socialmente excluídas. A Fundação colabora com pessoas locais usando arte para combater preconceito, criar soluções sustentáveis e atrair a atenção do mundo. Os trabalhos de arte contribuem no sentido de orgulho e consciência nas comunidades onde estão produzidos. Fazendo todos os passos do processo criativo abertamente e guiado pela comunidade, a Fundação contribui para educação da juventude local e motiva residentes a melhorar seu ambiente.

Textos de Eduardo Rocha (com modificações)

Site oficial: Favela Painting
Site em português: Favela Painting

Nenhum comentário: