Já faz algum tempo que eu não me revolto com a mídia, então vamos lá que eu já estava com saudades!
O mundo anda realmente bagunçado. Deturpado, eu diria.
De designer garanhão que não liga para a funcionalidade do projeto na novela das 8 a site de competição de "designers de logo a jato" na internet, a palavra se BANALIZOU tanto ultimamente que às vezes me pego pensando mais de duas vezes antes de dizer qual é minha profissão.
O que mais me choca, no entanto, nem são mais essas novas "empresas de logo à jato", com seus preços super atraentes e projetos mega-ultra-ubber-cafonas, porque essa micreiragem toda para quem está nessa vida de designer há algum tempo, nem incomoda mais. Como eu já disse em algum texto, todo mundo tem seu espaço: o designer profissional que estudou e faz projetos elaborados e consistentes para empresas que sabem que é importante investir em imagem; e os micreiros/sobrinhos/caras que desenham desde criançinha que são fãs de degradês e drop shadows e usam em todas as artes. TODAS AS ARTES.
O que me choca, de verdade, é ver um canal jornalístico tido como sério exibir uma matéria inconsistente e incoerente sobre um tal novo modelo de negócios onde "designers" competem enviando dias de trabalho para um "cliente" que paga quanto quer por esse, digamos assim, "logo". Desculpem amigos, mas AQUELES NÃO SÃO DESIGNERS, E ESSES NÃO SÃO SEUS CLIENTES; E ISSO NÃO É UMA LOGO.
Designers de verdade não aceitam CONCORRÊNCIA ESPECULATIVA, o nome que se dá a esta prática abusiva de submeter um trabalho sem ao menos ser aprovado, e o que é pior: sem ser pago por isso.
Designers de verdade não aceitam vender seu produto a preço de quentinha para viagem, pois sabem o duro que deram para estudar, pesquisar, usar metodologia de projeto e rachar a cabeça em busca de soluções criativas e originais que satisfaçam o briefing do cliente.
Designers de verdade reclamariam esse absurdo com sua entidade de classe e esta (no caso a ADG), caso fosse atuante, não permitiria que uma matéria destas fosse ao ar sem ao menos um depoimento de um designer de verdade, para que as pessoas aprendam a separar o joio do trigo.
Clientes de verdade procurariam fazer um trabalho sério, profissional e personalizado, o que não é o caso.
E logo de verdade... bom, essa não é logo, nem loguinho, nem marquinha. É identidade visual gráfica, e SÓ PODE SER FEITA COM UM PROFISSIONAL DE VERDADE, OU SEJA, UM DESIGNER DE VERDADE.
Agora, se vc acha que é um cliente e que sua empresa pode ser representada por uma "logo" de R$ 195,00, vá em frente. Faça como um conhecido, que paga 100 reais ainda acha um absurdo a marca ficar ruim. Bom, nesse preço, ficar ruim ainda é um elogio, amigão. Eu fico estarrecida em ver que até hoje as pessoas acham que saber mexer em corel é ser designer e a mídia apóia fielmente essa idéia caipira e ultrapassada do que vem a ser design.
Quanto à GLOBONEWS, fica aqui a nota de protesto pela falta de dignidade ao fazer uma matéria dessas e não apresentar a realidade para as massas. E saibam: a questão não é o preço, é o profissionalismo.
A questão agora é saber se que ainda existem designers de verdade. Será que eles são só uma lenda???
Link para a matéria na íntegra
11 comentários:
Quer pagar quanto???
Nós designers às vezes temos dificuldade de colocar o preço no nosso trabalho... imagine quem não entende NADA de design??? afe!
Nos EUA tem um modelo de negocios muito melhor que esse apresentado.
www.99designs.com
Acho que sua reclamacao e protesto podem ate ser validos, mas a competicao eh a alma do capitalismo, logo, qualquer coisa que aumente a competicao, eh valida.
Isso eh para todas as profissoes, nao somente designer.
Um designer se preocupar com isso é a mesma coisa que um restaurante de qualidade se preocupar com o pé sujo da esquina.
O "produto", apesar de parecer o mesmo, não é o mesmo. A qualidade não é a mesma, o resultado não é o mesmo, os clientes não são os mesmos.
Não vejo motivo para tamanha indignação. Até onde eu vi a reportagem era sobre a inovação no modelo de negócio, e ele procede.
Seria algo do tipo do Mc Donald´s, que não oferece comida de qualidade, mas inovou no modelo de negócio. Não rouba os clientes de um restaurante saudável, mas mata a fome de quem quer pagar pouco naquele momento.
O problema não é a competição. É o ABSURDO da matéria jornalística dar esse tipo de destaque. Enaltecer o "designer" autodidata. PORRA...
Vamos fazer um site de jornalismo aberto... Onde a população escreve as notícias... confiabilidade das fontes? pff... quem precisa disso?
Saber escrever o mínimo do português? pra que? Brasileiro não sabe ler direito mesmo...
Já que banalizar uma profissão é tido como "competição é a alma do capitalismo" vamos assistir Dr. House e ir trabalhar em um hospital como médico.
É revoltante sim! Estudar por anos, passar noites em claro pra chegar um "jornalista" falando: "olha, que legal, agora são os clientes que escolhem quanto querem pagar".
Srs. Rodrigo e Multiuso:
O motivo da minha revolta não é o capitalismo e tal novo modelo de negócios (já passei desta idade, acreditem). O motivo real da indignação minha e de pelo menos 19 designers que me escreveram é a matéria da globonews exaltar e enaltecer o amadorismo e "micreiragem" presentes neste tipo de site. Basta ver o nível das propostas, dos briefings e das discussões.
Mesmo que o site não tratasse de design... E nem precisa ir tão longe: suponhamos que o cliente quer um livro sobre novas terapias contra o câncer e não soubesse escrever, ou usar o word, whatever.
Neste caso ele abre concorrência num site e vários escritores fazem um "livro" sobre o assunto. Você realmente crê que médicos ou pessoas que são profissionais da escrita se dariam ao desplante de escrever um livro como esse em UMA SEMANA? Ou o que é pior, com a recompensa de um grande prêmio de R$ 200,00 por uma vida inteira de estudo e investimento????
Sem falar no lance de que se o cliente não gostar de nenhuma proposta, ELE TEM O DINHEIRO DE VOLTA!!!
O que será que os jornalistas e escritores iram achar disso? Tô curiosa para saber.
Quem ganha neste modelo? o site, que cobra taxas para não fazer nada além de gerenciar as propostas.
Quem perde? Os "designers" ou "escritores" ou os sobrinhos micreiros, que trabalham de graça por uma micharia de prêmio e sem garantia nenhuma de que este prêmio será entregue.
Ah, o tal cliente, que acha que sai ganhando porque o preço é barato... adivinhem... esse na verdade é o que perde mais, pois nesse preço, só vai conseguir impressionar o vendedor de churros da esquina com sua nova "loguinho". O barato que sai caro.
Ah, Rodrigo,
Se você quer um modelo capitalista menos humilhante e decente, dê uma olhada neste aqui:
http://logotournament.com
De todos os sites deste estilo que pesquisei, este é o único que:
1- Os prêmios tem valor mediano, a maioria compatível com o valor de mercado;
2 - Para se cadastrar como designer, vc tem que responder a um questionários com perguntas técnicas; ter + de 10 jobs de identidade no seu portifólio (tem que submeter o link); ter a aprovação do seu cadastro por 5 designers staff da comunidade
3 - O que importa aqui é a qualidade, não a quantidade de designers ou propostas, como em qualquer concurso decente. Tanto que pelo que eu vi, cada job tem um prazo bem maior que uma semana e bem menos concorrentes. Isso mostra que os concorrentes se dedicam mais ao trabalho e consequentemente o nível do concurso se eleva.
Antes que ocorram ataques, esclareço que desta forma, me senti totalmente à vontade para me cadastrar (ainda nem fui aprovada) e ver de qual é. Quem sabe não tem um concurso que me interesse neh?
Parece que talvez seja possível viver o capitalismo e não trair seus ideais.
Heyres,
Nenhuma palavra a acrescentar. Disse TUDO.
E quando vc acha que já viu de tudo... http://www.logoyes.com/logocreator.php
E ainda têm a cara de pau de cobrar $99 por uma logo dessas!
Chora...
Não sei o que faço com meu diploma... Se rasgo, se toco fogo ou se rasgo e toco fogo.....
Ai é q ta o problema! A nossa concorrência não é essa! Nós oferecemos mais que um logo!! Muito mais até... Nós oferecemos uma marca, uma identidade, conceito, experiências, inovação, e posso escrever aqui mais de um milhão outras coisas q nós fornecemos alem do logo de 99centavos..
Nós, teoricamente, não oferecemos PORCARIA
E hoje em dia, cada vez mais profissionais investem no nosso trabalho enquanto amadores procuram o serviço dos caras..
Cada um tem o cliente q merece, pelo preço que escolhe.. Mais uma vez eu digo, a reportagem é enaltecendo a brilhante idéia de vender porcaria em lote a preço d banana e encher o bolso de dinheiro! Mc Donalds, C&A, Positivo, Multilaser e tantos outros que ganham dinheiro em cima do cliente ruim, despreparado, amador e muitas vezes inocente até, mas q não quer ou não pode, pagar caro por um serviço de qualidade
Como alguns aqui já disseram: designer de verdade não tem nada a ver com esse site, e com as pessoas que participam das competições. São grupos diferentes, isso todos já sabemos. Quanto à globo passar informações decentes. coerentes e embasadas para os cidadãos brasileiros, ah, meu filho, aí já é uma outra história. Garanto que a comunidade dos designers ia precisar desembolsar alguns milhões em lobby pra comprar a mídia assim. E infelizmente no Brasil é assim que se faz. Pelo menos por enquanto. Afinal nessa discussão aqui estamos lutando pelo direito dos cidadãos à informação de qualidade, e não apenas pelo reconhecimento da nossa profissão. A batalha contra a globo é bem maior do que a contra os micreiros, e essa última acho até que já está bem encaminhada se comparada com a primeira...
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