O post de hoje é uma discussão válida, levantada na comunidade ADG Brasil do Orkut. Retirei o pedaço abaixo da mesma forma como foi publicado na referida comunidade. Não citarei nomes por questões éticas, porém Luana não é nome fictício. =)
______________________
L.C. disse:
Sem querer ser chato
Mas gostaria e saber se existem planos de digulgação em grande escala deste material impresso em offset, bunitinho e tal
______________________
C. disse:
se vc for filiado a adegraf, leva essa sugestão pra eles e se esforce pra conseguir uma verba para essa produção.se não, vc está sendo chato mesmo. sinto muito.
______________________
L.C. disse:
Eu não me incomadaria em pagar se fosse sócio, mas eu nem sou de Brasília.
Se a ADG fizesse algo parecido.Eu estaria disposto a dar a minha contribuição financeira sim.
A minha pergunta foi em razão de se ter visto uma cartilha virtual.Deu a impressão que era pra povo imprimir em casa e sair distribuindo o que segundo a colega Luana não é o caso e o que seria uma loucura concorda ?
Luana, eu acho que o patrocínio deveria vir dos próprios sócios.
______________________
Luana disse:
????
L, por que vc acha isso?
Vc acha que nenhuma empresa do meio gráfico se interessaria em ter sua marca veiculada num material como este, distribuído a clientes selecionados? Em troca de uma parceria como esta? Bom, se eu fosse dona de uma gráfica, sim.
______________________
L.C. disse:
Acho que pode haver sim.
Mas acho também que os maiores interessados não são as gráficas e sim os próprios Designers e não deveriam esperar ajudas de terceiros. As gráficas rodam seus materiais com ou sem designers para projeta-los, e talvez alguns donos pensem até que não gostariam que seus clientes "gastassem" parte do seu dinheiro em projetos , preferem que rodem mais com o resto do dindin, gastem mais em "força bruta", que é de onde sai o dinheiro deles.
Eu não sei quantos sócios possui a Adegraf, mas digamos que sejam 100,Quanto daria o orçamento de 15000 encartes divididos por esse número, e aidna em várias vezes, ao longo do ano. Não acho que sairia muito caro pelo que conheço de gráfica.E acho mais prático.
Aqui no Rio,me disseram uma vez que o senai tem um serviço de gráfica bem abaixo do valor do mercado.Acho que é usado como aprendizagem.
______________________
Luana disse:
Estive recentemente em um workshop aqui em brasília promovido por uma gráfica. O que foi bacana da parte deles, pois era para (pelo menos tentar) explicar sobre fechamento de arquivos, perfis de cores e calibragem de monitor. Se a gente parar pra pensar, porque uma gráfica vai se importar em ensinar isso a seus clientes não-designers? E de graça??? Então é assim: se vc mostra pro seu cliente o trabalho que dá ter que refazer as artes, colocar sangria, e repaginar o livro que foi feito em corel, vc está conscientizando e educando o seu mercado, que para se fazer isso, tem de ter o mínimo de conhecimento técnico e isso acaba sendo bom para os designers, agências, etc.
O mesmo acontece com a cartilha. Conversei com o gerente de produção ao final do workshop e tive um retorno muito bom, pois uma parceria com a gráfica não serviria para pura e simplesmente estampar a marca deles em troca de uns milheiros de cartilha.
A questão é bem mais ampla do que uma mera permuta. Nós, como designers, estamos conscientizando o mercado da importância e valorização desse profissional, mas também, acabamos por beneficiar todos os profissionais de áreas afins. Acompanha comigo: se um cliente não tem a menor idéia por onde começar quando quer uma logomarca, a cartilha pode ser um início. Dali ele já sabe que existem pessoas que estudam 4 anos no mínimo para fazer isso, que o
trabalho leva tempo e pesquisa, e que tem formas de contratação diferentes (beneficia designers, agencias). Em seguida, ele contrata uma agência ou um freela, depois vai rodar na gráfica devidamente fechado o arquivo, sem os problemas que os arquivos de micreiros e sobrinhos costumam dar (beneficia a gráfica). Além de tudo, o designer tem preparo suficiente para projetar sem sobras de papel, equilbrando o custo/benefício da peça, sem sair usando tinta
dourada em tudo(beneficia o próprio cliente, que economiza dinheiro). O material sai bonitinho e o cliente é só sorriso.
Agora imagina se desde o começo ele passa o trabalho pro sobrinho pq nao sabe o que é design?
Sakow que o interesse nao é apenas do designer?
_____________________
Nota minha: Trabalho com o sobrinho já começa errado, cruzes!
2 comentários:
uma explicação melhor q essa da luana, impossivel...
Só cometi o pecado mortal de escrever "logomarca" sem aspas...
Vou queimar eternamente no mármore do inferno dos designers terminológicos... rs
Postar um comentário